Bezalel e Aoliabe
(Êx 35.30–36.1)
1Disse também o Senhor a Moisés: 2 “Toma nota de que chamei Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, 3 e que o enchi com o Espírito de Deus, dando-lhe sabedoria, capacidade e conhecimentos para todos os trabalhos. 4 Ele está pois altamente dotado como artista desenhador de todas as peças feitas em ouro, prata e bronze. 5 Está igualmente capacitado para trabalhar como joalheiro e escultor de madeira. 6 Também nomeei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dan, para que seja seu assistente. Além disso, tenho dado especial sabedoria a todos os que são conhecidos como peritos na construção de tudo o que te indiquei para fazer, 7 ou seja:
a tenda do encontro;
a arca do testemunho com o propiciatório sobre ela;
todo o mobiliário do tabernáculo;
8 a mesa com os seus utensílios;
o candelabro de ouro puro e os seus utensílios;
o altar de incenso;
9 o altar dos holocaustos com os seus instrumentos;
a bacia com o seu pedestal;
10 o vestuário litúrgico e os santos paramentos para o sacerdócio de Aarão, assim como para os seus filhos, para que possam servir-me nesse santo ministério como sacerdotes;
11 o óleo de unção; o incenso aromático para o lugar santo.
Deverão seguir rigorosamente as diretivas que te dei.”
O sábado
12 Então o Senhor deu-lhe mais instruções: 13 “Diz ao povo de Israel que descanse no meu dia de sábado, porque o sábado é um sinal para que se lembrem da aliança que existe entre mim e vocês, nas vossas gerações. É uma forma de vos ajudar a lembrarem-se de que eu sou o Senhor que vos santifica.
14 Sim, repousem no sábado porque é um dia santo. Quem não obedecer a este mandamento deverá morrer. Seja quem for que fizer qualquer trabalho nesse dia deverá ser morto. 15 Trabalhem somente seis dias, porque o sétimo é um dia especial de solene repouso, sagrado para o Senhor. Quem trabalhar no dia de repouso será condenado à morte. 16 Esta lei é uma aliança perpétua e uma obrigação para o povo de Israel. 17 Será um símbolo eterno da aliança que existe entre mim e o povo de Israel. Porque também em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, e no sétimo dia parou e descansou.”
18 Tendo Deus acabado de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas placas de pedra em que estavam os dez mandamentos, escritos com o dedo de Deus.