Os limites de Canaã
1O Senhor mandou Moisés 2 dizer assim ao povo: “Quando entrarem na terra de Canaã, que vos dou como vossa pátria, 3 terão a sul, por limite, o deserto de Zim, junto à fronteira de Edom. A fronteira do sul começará com o mar Salgado[a], 4 e continuará pela subida de Acrabim, na direção de Zim. O ponto mais a sul será Cades-Barneia, donde seguirá para Hazar-Adar e para Azmom. 5 Depois a linha de fronteira seguirá em direção à Ribeira do Egito, descendo até ao mar Mediterrâneo.
6 Este mar constituirá a vossa fronteira a ocidente.
7 A norte, a linha fronteiriça começará no mar Mediterrâneo e prosseguirá para o nascente até ao monte Hor, 8 seguindo sobre a entrada de Hamate, através de Zedade 9 e Zifron, até Hazar-Enã.
10 Quanto à fronteira oriental, começará em Hazar-Enã, descendo até Sefã, 11 e depois até Ribla, a oriente de Aim. Dali descreverá um largo semi-círculo, indo primeiro para o sul e depois para o poente até passar a ponta sul do mar da Galileia,[b] 12 seguindo ao longe do rio Jordão, terminando de novo no mar Salgado.
13 Este é pois o território que deverão repartir entre vós. Será partilhado por nove tribos e meia, 14-15 porque as tribos de Rúben, de Gad e a meia tribo de Manassés já receberam terra no lado nascente do Jordão, diante de Jericó.”
16 Disse mais o Senhor a Moisés: 17 “Serão os seguintes, os homens encarregados de proceder à repartição da terra: Eleazar, o sacerdote, Josué, filho de Num, 18 e um chefe de cada tribo, 19 conforme a seguinte lista:
de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
20 de Simeão, Samuel, filho de Amiude;
21 de Benjamim, Elidade, filho de Quislon;
22 de Dan, Buqui, filho de Jogli;
23 de Manassés, Haniel, filho de Efode;
24 de Efraim, Quemuel, filho de Siftã;
25 de Zebulão, Elizafã, filho de Parnaque;
26 de Issacar, Paltiel, filho de Azã;
27 de Aser, Aiude, filho de Selomi;
28 de Naftali, Pedael, filho de Amiude.”
29 São estes pois os nomes daqueles que o Senhor designou para supervisionar a divisão do território pelas tribos.