Vitórias de David
(2 Sm 8.1-14)
1Depois disto, David venceu e submeteu os filisteus, conquistou Gate e as localidades da vizinhança.
2 Também conquistou Moabe e obrigou o seu povo a pagar-lhe um tributo anual.
3 Conquistou o domínio do rei Hadadezer, de Zobá, até a Hamate, quando este rei tinha ido confirmar o seu domínio ao longo do rio Eufrates. 4 David capturou 1000 dos seus carros, 7000 cavaleiros e 20 000 soldados. Inutilizou os cavalos dos seus carros de combate, à exceção de uma centena que guardou para seu próprio uso.
5 Quando os arameus vieram de Damasco para socorrer Hadadezer, David matou 22 000 deles. 6 David pôs várias guarnições militares em Damasco, e os arameus tornaram-se seus súbditos, pagando-lhe um tributo anual. O Senhor concedia-lhe sempre vitórias, para onde quer que se virasse.
7 Trouxe também para Jerusalém os escudos de ouro que os oficiais do rei Hadadezer usavam, 8 assim como uma grande quantidade de bronze das cidades de Tibate e de Cum, pertencentes ao rei Hadadezer. Mais tarde, o rei Salomão mandou derreter esse bronze e empregou-o no templo, fazendo com ele o mar de bronze, os pilares e os instrumentos usados nos sacrifícios sobre o altar.
9 Quando o rei Toú de Hamate ouviu narrar todas as vitórias de David sobre o exército de Hadadezer, rei de Zobá, 10 enviou o seu filho Hadorão para felicitá-lo, visto que Hadadezer e Toú eram inimigos, e apresentar-lhe muitos presentes de ouro, prata e bronze. 11 O rei David consagrou tudo isso ao Senhor, tal como fizera com o ouro e a prata trazidos das nações de Edom, Moabe, Amon, Filisteia e Amaleque.
12 Por essa altura, Abisai, filho de Zeruía, destruiu 18 000 edomitas no vale do Sal. 13 Colocou também guarnições militares em Edom, de forma que toda essa nação foi obrigada a pagar tributo a Israel, outro exemplo da forma como o Senhor o tornou vitorioso para onde quer que se dirigisse.
Os oficiais de David
(2 Sm 8.15-18; 20.23-26)
14 David reinou com justiça sobre Israel, dirigindo as causas do seu povo com toda a equidade.
15 Joabe, filho de Zeruía, era o general do seu exército.
O seu secretário para os assuntos da governação era Jeosafá, filho de Ailude.
16 Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram os sacerdotes;
Savsa era o secretário particular do rei.
17 Benaia, filho de Jeoiada, era o chefe da guarda pessoal do rei, formada por cretenses e peleteus.
Os filhos do rei eram os seus assistentes diretos.